Técnicas de Primeiros Socorros

Posição lateral de segurança

A Posição Lateral de Segurança (PLS) deve ser utilizada em toda a pessoa inconsciente porque permite uma melhor ventilação, libertando as vias aéreas superiores

O que deve fazer

* Com a vítima deitada, colocar a cabeça em hiperextensão e de lado (para impedir a queda da língua para trás e a sufocação por sangue, vómitos ou secreções)
* Pôr o braço do lado para onde virou a cabeça ao longo do corpo
* Flectir a coxa do outro lado
* Rodar lentamente o bloco cabeça-pescoço-tronco
* Manter aposição da cabeça para trás e para o lado, mantendo a boca aberta.



Compressão cardíaca externa

No bebé
Com o bebe deitado de costas sobre uma superfície dura, o socorrista deve colocar os seus dois dedos polegares sobrepostos sobre a ponta do esterno pressionando-o a um ritmo de cerca de 100 vezes por minuto.

Na criança
Com a criança deitada de costas sobre uma superfície dura, o socorrista deve apoiar as pontas dos seus dedos, indicador e médio, um pouco acima da ponta do esterno, pressionando-o a um ritmo de cerca de 80 vezes por minuto. Se utilizar as duas mãos, deverá sobrepor a ponta dos dedos.

No jovem adulto
Com a vítima deitada de costas sobre uma superfície dura, o socorrista deve apoiar a palma da mão cerca de 3cm acima da ponta do esterno e colocar a outra mão sobreposta pressionando o esterno a um ritmo de cerca de 80 vezes por minuto.
Manter entretanto a ventilação artificial



Ventilação artificial
Executa-se esta técnica aquando de uma paragem respiratória

O que se deve fazer:

Certificar-se que as vias respiratórias se encontram desobstruídas e, se assim não for, desobstrui-las;
Deitar a vitima de costas;
Ajoelhar-se ao lado dos ombros da vítima;
Colocar-lhe a cabeça o mais para trás possível;
Com uma mão puxar a testa da vítima para trás e com a outra mão na nuca, puxar-lhe o queixo para cima, levantando levemente o pescoço;
Cobrir com a sua boca, a boca e o nariz da vitima e soprar, verificando se o tórax se dilata ( se estiver a fazer ventilação artificial a um adulto, cobrir só a boca, tapando-lhe o nariz com os dedos polegar e indicador da mão que está a puxar a testa para trás).

Repetir a manobra a um ritmo variável de acordo com a idade da vítima, até que esta comece a respirar por si própria;
Nos jovens e adultos - 12 a 15 insuflações/minuto;
Nas crianças - 15 a 20 insuflações/minuto;
Nos bebés - 20 a 25 insuflações/minuto;
Verificar se o coração bate; se não bater iniciar de imediato, e em simultâneo com a ventilação artificial, manobras de compressão cardíaca externa (Ver reanimação/ressuscitação).
Uma vez a respiração restabelecida, manter a vítima confortavelmente aquecida, na Posição Lateral de Segurança (PLS) enquanto aguarda transporte ao Hospital.


Compressão Directa
 
Para tentar travar uma hemorragia externa, a compressão directa sobre a lesão é a forma mais simples, eficiente e a que sempre deve ser tentada em primeira instância. Tal como o nome indica, consiste na compressão do ferimento, devendo o socorrista seguir os seguintes passos para a executar da melhor forma:
* Tapar todo o ferimento com um pano limpo ou com uma compressa esterilizada grossa. Podem também ser utilizados outros tipos de tecido, como, por exemplo, toalhas limpas ou pedaços de lençol. Colocar gelo ou uma compressa fria na ligadura para ajudar a parar a hemorragia e diminuir o inchaço. Caso não haja nenhum pano limpo, utilize as suas mãos (deverá, nessas circunstâncias, utilizar luvas sempre que possível);
* Comprimir com firmeza todo a zona ferida por 10 minutos, de forma ininterrupta. Enquanto faz essa compressão, eleve a zona lesionada acima do coração do acidentado. Se for caso disso, e se for possível, mude-o de posição;
* Assim que terminar a hemorragia, deverá segurar a compressa firmemente, com uma ligadura. Se o curativo for num membro, verifique periodicamente o pulso arterial. Caso não haja pulso arterial, afrouxe um pouco a ligadura;

Se a hemorragia não parar, deve recorrer ao Serviço de Urgências do Hospital mais próximo.